Dados Históricos

Dados Históricos:

Humaitá é um município brasileiro localizado no interior do estado do Amazonas, pertencente à mesorregião do Sul Amazonense e microrregião do Madeira, sua população é de 51 302 habitantes, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015.

Limita-se com os municípios de Manicoré ao norte e leste; Porto Velho e Machadinho d’Oeste, ambos no Estado de Rondônia, ao sul; e Tapauá e Canutama ao oeste. Sua área é de 33.071.667 km2, pouco superior à área do estado de Alagoas, fazendo do município um dos maiores do estado em área territorial. Humaitá remonta suas origens ao ano de 1693, com a fundação da Missão de São Francisco, fundada pelos jesuítas no rio Preto, afluente do rio Madeira.

Os primeiros habitantes da região foram os indígenas, que praticavam a economia de subsistência, como a caça, a pesca, o extrativismo e a agricultura familiar. Os rios Maici e Marmelo – também chamados de rios Torá e Tenharim – abrigavam a maior parte das etnias indígenas que povoavam o lugar, sendo grandemente numerosos. As principais etnias que habitavam a região eram a Parintintim e os Mura.

José Francisco Monteiro, um comerciante, foi um dos primeiros colonizadores da localidade, que chegou à região em busca de riquezas. Nesta época, a Missão de São Francisco, fundada pelos jesuítas em 1693, estava instalada num lugar chamado Pasto Grande, no Rio Preto, próximo à atual cidade.

Por conta dos constantes ataques dos índios, a sede da Freguesia foi transferida em 1888 para a sede do município, com o nome de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Belém de Humaitá. A transferência ocorreu por força da Lei nº 790 de 13 de novembro daquele ano, e a transição foi feita pelo comendador. Sua emancipação deu-se em 15 de maio de 1869.

(texto adaptado: wikipedia.org)